Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer
Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer

Publicado em: 07/01/2020 - 16:46

O Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (NEECAN) é uma unidade de pesquisa que coordena, desenvolve e participa de estudos epidemiológicos em câncer, multicêntricos e unicêntricos, em colaboração nacional e internacional. Além de estudos ecológicos (de base populacional), também fazem estudos caso-controle para investigar novos fatores de risco associados ao câncer.

A equipe de NEECAN também faz estudos de sobrevida dos pacientes tratados no A.C.Camargo, com objetivo de avaliar o perfil do paciente tratado na Instituição e seus fatores prognósticos para intensificar ações de prevenção para a família e a população. 

Em andamento, um estudo multicêntrico para câncer de cabeça e pescoço investiga fatores de risco no estilo de vida e dieta dos pacientes no Brasil e América Latina; já o estudo dos fatores de risco para o adenocarcinoma gástrico está em andamento em cinco centros brasileiros: São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Goiânia. Neste estudo, o NEECAN busca identificar as disparidades no Brasil em relação aos fatores de risco para o adenocarcinoma gástrico, em colaboração com o Instituto do Câncer do Ceará (Fortaleza/CE), Hospital Ophir Loyola e Universidade Federal do Pará (ambos em Belém/PA), Universidade Federal de Goiás (Goiânia/GO) e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA, Salvador/BA).

Como atividade de suporte, o NEECAN faz orientação em desenho de estudos e apoio em análises estatísticas em projetos de pesquisa dos alunos do programa de pós-graduação e pesquisadores da Fundação Antônio Prudente. Também tem trabalhado em colaboração com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) (da Organização Mundial da Saúde - OMS) e com o Istituto Nazionale dei Tumori di Milano, na Itália.

Equipe

Investigador principal
Maria Paula Curado, MD, PhD 

Ana Elisa de Oliveira

Ariane Silva da Rocha

Carlos Eduardo Silva Barbosa

Fabrícia Ramos Rezende

Lucimara Araújo Campos Alexandre

Paola Engelmann Arantes

Tatiane Tiengo