Epidemiologia e Estatística
Epidemiologia e Estatística

Publicado em: 07/01/2020 - 16:46

O Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (NEECAN) é uma unidade de pesquisa que coordena, desenvolve e participa de estudos epidemiológicos em câncer, unicêntricos e multicêntricos, em colaborações nacionais e internacionais. Além de estudos ecológicos (de base populacional), também fazem estudos caso-controle para investigar novos fatores de risco associados ao câncer. A equipe de NEECAN também faz estudos de sobrevida dos pacientes tratados no A.C.Camargo, com objetivo de avaliar o perfil do paciente tratado na Instituição e seus fatores prognósticos para intensificar ações de prevenção para a família e a população. 

Em andamento, um estudo multicêntrico para câncer de cabeça e pescoço investiga fatores de risco no estilo de vida e dieta dos pacientes no Brasil e América Latina; já o estudo dos fatores de risco para o adenocarcinoma gástrico está em andamento em cinco centros brasileiros: São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Goiânia. Neste estudo, o NEECAN busca identificar as disparidades no Brasil em relação aos fatores de risco para o adenocarcinoma gástrico, em colaboração com o Instituto do Câncer do Ceará (Fortaleza/CE), Hospital Ophir Loyola e Universidade Federal do Pará (ambos em Belém/PA), Universidade Federal de Goiás (Goiânia/GO) e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA, Salvador/BA).

Como atividade de suporte, o NEECAN faz orientação em desenho de estudos e apoio em análises estatísticas em projetos de pesquisa dos alunos do programa de pós-graduação e pesquisadores da Fundação Antônio Prudente. Também tem trabalhado em colaboração com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) (da Organização Mundial da Saúde - OMS) e com o Istituto Nazionale dei Tumori di Milano, na Itália.

 

Equipe

Pesquisador Principal

Dra. Maria Paula Curado