Doações por testamento
Quando uma pessoa falece e não tem nenhum descendente ou parente (até 4º grau), os seus bens vão para o patrimônio do Município. Para destinar seus bens a alguém ou alguma entidade específica, você deve fazer um Testamento. É o documento que descreve e assegura para quem (pessoa física ou jurídica) você quer destinar seu patrimônio.
Mesmo com herdeiros, é possível escolher para quem doar seu patrimônio – nesse caso, pode doar no máximo 50%, se você tiver descendentes (filhos), ascendentes (pais) ou cônjuges ainda vivos.
Você pode fazer doações via testamento para o A.C.Camargo Cancer Center. Existem vários tipos de testamento, mas os mais comuns são:
- Testamento Público: é aquele feito diante do Tabelião de qualquer Cartório de Notas. Deve ser agendado com antecedência (o prazo depende de cada cartório). Um advogado é sempre necessário: ele vai observar o cumprimento das exigências legais para mais tarde não surgirem problemas.
- Testamento Particular: pode ser escrito de próprio punho ou datilografado/digitado. Se for de próprio punho, deve ser lido e assinado pelo próprio doador na presença de três testemunhas, que devem subscrever o texto. Caso seja datilografado ou digitado, o documento não pode conter rasuras ou espaços em branco, e precisa ser assinado pelo doador depois de lido na presença de três testemunhas, que devem subscrever o texto.
- Importante: é recomendado deixar o documento sob a guarda de uma pessoa de confiança. Se for extraviado ou destruído, não é possível cumpri-lo.
O Departamento Jurídico pode ajudar você no planejamento de como doar por testamento. Ainda assim, um advogado é necessário.
Ainda com dúvidas?
Entre em contato pelo telefone: (11) 2189-5000 – Ramal 5220 ou e-mail: consulta.juridico@accamargo.org.br
Nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de segunda a quinta-feira e das 8h às 17h às sextas-feiras.
Doações de objetos
Você também pode efetuar outros tipos de doações ao A.C.Camargo Cancer Center, como perucas novas e lenços:
- Perucas novas e/ou usadas, em bom estado de conservação e devidamente higienizadas
- Lenços têm de ser novos, embalados, e com as seguintes especificações:
- Lenços quadrados: tamanho aproximado: 80 x 80 cm ou 90 x 90 cm
- Echarpes: tamanho aproximado: 160 x 70 cm ou 170 x 80 cm
- Os tecidos aceitos são: seda, crepe de seda, crepe, cetim ou algodão
- Peças de tricô confeccionadas em lã: toucas, gorros, luvas, cachecóis, meias etc. As peças devem ser novas e as lãs antialérgicas, para que não comprometa a saúde de nosso paciente.
O que não podemos aceitar
Como o paciente de câncer têm a imunidade mais frágil do que pessoas saudáveis, não podemos aceitar doações de objetos usados ou de insumos médicos.
Também por essa fragilidade e porque cada paciente exige cuidados específicos, não podemos aceitar alimentos.
Deixamos, aqui, uma lista do que não podemos aceitar:
- Alimentos
- Roupas e sapatos
- Eletrodomésticos
- CDs e discos
- Medicamentos
- Cosméticos e maquiagem
- Livros usados
- Brinquedos usados ou de pelúcia
- Fraldas descartáveis
Para doar brinquedos, eles têm de ser novos, embalados, e não podem ser de pelúcia nem de madeira.
Damos preferência por brinquedos homologados pelo INMETRO e que possam ser higienizados adequadamente, conforme recomendado pelo nosso Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Para saber mais sobre o que pode ou não ser doado e como doar, entre em contato com nossa Rede Voluntária pelo telefone: (11) 2189-5096 ou pelo e-mail rede_voluntaria@accamargo.org.br
Nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de segunda a quinta-feira e das 8h às 17h às sextas-feiras.