Lato sensu

Residência
Multiprofissional
Residência
Multiprofissional

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação e tem como principais atribuições: avaliar e acreditar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e que atendam às necessidades socioepidemiológicas da população brasileira; credenciar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde, bem como as instituições habilitadas para oferecê-los; registrar certificados de programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde, de validade nacional, com especificação de categoria e ênfase do programa (http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional).

Coordenador-Geral da Residência Multiprofissional: Dra. Simone Aparecida Claudino da Silva Lopes

Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU A.C.Camargo Cancer Center

Informações: ensino.residencia@accamargo.org.br

Objetivos Gerais: Capacitar e desenvolver o enfermeiro para a assistência ao paciente oncológico desde a prevenção e detecção precoce do câncer até o tratamento e seguimento.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar na assistência de enfermagem, nas áreas de Oncologia Clínica, Cirúrgica, Ambulatorial e Cuidados Paliativos.
  • Prover conhecimentos nas principais teorias organizacionais e na especificidade do gerenciamento de enfermagem em oncologia.
  • Promover discussões por meio de estudos de casos para a promoção e o desenvolvimento do olhar clínico e crítico do processo de enfermagem.
  • Discutir os aspectos éticos e morais enfrentados pelo profissional da área da saúde em oncologia.
  • Aprimorar a comunicação efetiva, afetiva e interpessoal em situações difíceis no tratamento oncológico.
  • Aprimorar o olhar sistematizado e sistêmico.
  • Conhecer os principais programas e protocolos nacionais de segurança do paciente.

Pré-requisito: Graduação em Enfermagem em instituição reconhecida pelo MEC.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Duração do Programa: 2 anos

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Enfermagem

Maria das Graças Matsubara – http://lattes.cnpq.br/2178884200046167

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o Cirurgião-Dentista para o diagnóstico e tratamento das doenças da boca, com ênfase em lesões malignizáveis e câncer bucal.
  • Propiciar treinamento ao Cirurgião-Dentista para atuação na equipe multiprofissional ao atendimento oncológico, com ênfase no atendimento odontológico geral, preparo da cavidade oral previamente ao tratamento oncológico (radioterapia e quimioterapia) e reabilitação com próteses em pacientes com defeitos faciais.
  • Capacitar o Cirurgião-Dentista para prevenção e controle dos efeitos colaterais do tratamento oncológico na boca.

Pré-requisito: Graduação em Odontologia em instituição reconhecida pelo MEC.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Duração do Programa: 2 anos

Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Estomatologia

Prof. Dr. Fábio de Abreu Alves – http://lattes.cnpq.br/6436436040625508

Objetivos Gerais: Capacitar o físico para atuar em Serviços de Radioterapia como Físico Especialista e como Supervisor de Proteção Radiológica.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o físico para realizar o planejamento de tratamentos de radioterapia, bem como realizar a dosimetria e o controle da qualidade dos equipamentos.
  • Implementar controles de segurança e proteção radiológica.

Pré-requisito: Graduação em Física ou Física Médica.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Duração do Programa: 2 anos

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Física Médica da Radioterapia

Adriana Aparecida Flosi – http://lattes.cnpq.br/4395798632050021

Mestre em ciências pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Física Médica. Bacharel em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de física médica, com ênfase em física da radioterapia. Titulada como especialista em física da radioterapia pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) e qualificada como supervisora de proteção radiológica pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Atualmente, atua como física médica do departamento de radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center / Fundação Antônio Prudente e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo / Hospital das Clinicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICESP/HC-FMUSP).

Objetivos Gerais: O objetivo do programa é proporcionar a formação e a atualização no atendimento fisioterapêutico a pacientes que apresentam distúrbios cinéticos funcionais decorrentes do câncer e seu tratamento, em unidades de internação, unidade de terapia intensiva adulta e pediátrica e ambulatório.

Objetivos Específicos:

  • Estudar o processo de carcinogênese.
  • Ter conhecimento sobre os diferentes tipos de câncer e seu tratamento.
  • Ser capaz de avaliar, elaborar um plano de tratamento fisioterapêutico e acompanhar um paciente oncológico.

Pré-requisito: Graduação em Fisioterapia em instituição reconhecida pelo MEC.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Duração do Programa: 2 anos

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofisisonal em Oncologia - Fisioterapia

Celena Freire Friedrich – http://lattes.cnpq.br/5357056019196326

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Zona Leste de São Paulo (1991) e graduação em Letras pela Universidade São Judas Tadeu (1989). Atualmente, é diretora do Departamento de Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center, coordenadora da Residência Multiprofissional - Ministério da Saúde e do Curso de Aprimoramento de Fisioterapia em Oncologia - Fundap. Pós-graduada em Uroginecologia - CBES e Administração Hospitalar - Universidade São Camilo. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória e motora, reabilitação, ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pacientes adultos e pediátricos.

Objetivos Gerais: Capacitar o profissional na assistência nutricional em oncologia.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o correto diagnóstico nutricional utilizando ferramentas como a avaliação subjetiva, antropométrica, exame clínico e laboratorial, além da história clínica.
  • Realizar condutas adequadas conforme o diagnóstico nutricional e da doença.
  • Escolher o momento e a terapia nutricional (parenteral, enteral e oral) adequada para cada situação do paciente.
  • Prestar assistência ao paciente oncológico a partir de uma abordagem multiprofissional.

Pré-requisito: Graduação em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Duração do Programa: 2 anos

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Nutrição

Thais Manfrinato Miola

Graduação em Nutrição pela Universidade Metodista de São Paulo (2007). Aprimoramento em Nutrição Oncológica pelo A.C.Camargo Cancer Center (2009). Especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade CBES (2012). Mestre em Ciências na área de Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center (2015).
Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2008), Pós-graduação em Terapia Nutrição e Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral – GANEP (2010).

Objetivos Gerais: O objetivo do programa é qualificar o profissional psicólogo para prestar assistência psicológica ao paciente oncológico, nas diversas fases do tratamento.

Objetivos Específicos:

  • Propiciar treinamento ao psicólogo para atuação na equipe multiprofissional ao atendimento oncológico, com ênfase no atendimento do paciente em todas as fases do tratamento, nas diversas unidades do hospital: unidade de internação, unidade de terapia intensiva, unidade de transplante de medula óssea, pronto atendimento, serviço de radioterapia, central de quimioterapia, oncopediatria e unidade de atendimento ambulatorial.
  • Treinamento do profissional de psicologia em comunicação, para que ele possa atuar como um facilitador da comunicação entre a equipe clínica, o paciente e seus familiares.
  • Capacitação nos atendimentos psicoterápicos ambulatoriais, aos pacientes oncológicos: individual e em grupo.

Pré-requisito: Graduação em Psicologia em instituição reconhecida pelo MEC.

Carga horária total: 5.760 horas, sendo distribuídas em 60 h/semanais.

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia - Psicologia

Dra. Christina Haas Tarabay – http://lattes.cnpq.br/3398025113239331