Pós-Graduação

Processo seletivo para novos alunos
Processo seletivo para novos alunos

Publicado em: 20/07/2018

O candidato ao Programa de Pós-graduação em Oncologia da Fundação Antônio Prudente poderá candidatar-se ao Programa em qualquer época do ano, desde que cumpra os passos descritos abaixo:

Pré-requisitos para quem vai se inscrever no Mestrado ou Doutorado

  • Diploma do curso de graduação;
  • Os candidatos a doutorado que não possuírem o título de mestre deverão apresentar, adicionalmente, um dos seguintes itens: 
    • Cópia de um artigo em que dividem autoria e publicado nos últimos três anos em revista indexada com estrato Qualis (mínimo B1), juntamente com ofício endereçado à Coordenação de Pós-Graduação em que descreve sua atuação na elaboração da pesquisa e do artigo; ou
    • Carta elaborada pelo orientador justificando a matrícula no doutorado (por maturidade acadêmica do aluno, contribuição e complexidade do projeto ou qualquer outro motivo), acompanhada dos documentos que o orientador julgar necessário para esta comprovação.

A inscrição em curso de doutorado de aluno sem título de mestrado somente será admitida se aprovada pela Comissão de Pós-graduação.
 

Passo a passo para o candidato:

  1. O candidato contata o orientador, entre os orientadores credenciados em nosso programa (clique aqui). Após entrevista com o possível orientador e o seu "de acordo", o candidato inicia o processo de seleção.
  2. O candidato deve contatar o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) pelo e-mail: cep_hcancer@accamargo.org.br para saber quais as diretrizes para submissão do seu projeto. 
  3. O candidato deverá entregar no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) todos os formulários que constam nas diretrizes, mais uma cópia do projeto impresso. Após a verificação dos impressos e sistemas, o CEP receberá o projeto e emitirá o protocolo de recebimento. 
  4. A solicitação de vaga do candidato deverá ser encaminhada para a ratificação do Conselho de Pós-graduação, com os documentos abaixo:
  • Carta do Orientador solicitando a Matrícula, com este formulário preenchido e assinado
  • Ficha de Inscrição preenchida pelo candidato
  • 1 cópia do projeto
  • Cópia do protocolo de entrada junto ao CEP
  • Certificado de proficiência em Língua Inglesa emitido por instituição de certificação de língua estrangeira e obtido até 2 (dois) anos antes da  matrícula. São aceitos certificados do tipo TEAP (com pontuação mínima de 50 pontos), TOEFL (modalidade “IBT”, com pontuação mínima de 60 pontos), IELTS (modalidade “Academic”, com pontuação mínima de 4,0 pontos), Michigan (modalidades ECCE ou ECPE, com pontuação mínima de 650 pontos) ou testes de proficiência classificados pela "Common European Framework of Reference - CEFR" no nível Intermediário B1.
  • Comprovante da proficiência na Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, CELPE BRAS nível Intermediário.

Os candidatos serão convocados para entrevista com dois Membros designados pela Comissão de Pós-graduação.

Após a ratificação do Conselho de Pós-graduação: o aluno deverá matricular-se no Programa de Mestrado/Doutorado, providenciando os documentos necessários.

Mais informações:

E-mail: ensino.posgrad@accamargo.org.br

Todas as disciplinas são voluntárias, mas sua escolha deverá ser aprovada pelo orientador. O requerimento da matrícula deverá ser feito pelo orientador e pelo aluno durante o ano letivo.

A matrícula será realizada com o ingresso do aluno no curso e a rematrícula deverá ser realizada anualmente, até o final do curso, de acordo com o calendário acadêmico divulgado aqui.

Caso a matrícula não seja realizada e se não existir uma solicitação para trancar a matrícula, o aluno será considerado desistente do Programa de Pós-graduação.

O aluno poderá se inscrever em disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a aprovação do orientador e, posteriormente, solicitar a validação de créditos.

O aluno deverá entregar na secretaria da pós-graduação os documentos e formulários relacionados abaixo:

Documentos necessários (1 cópia simples e 1 cópia autenticada):

  • 2 cópias da Cédula de Identidade
  • 2 cópias do Título de Eleitor
  • 2 cópias do CPF
  • 2 cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 2 cópia da Carteira do Registro de Profissão (para os médicos)
  • 2 cópias do Histórico Escolar do Curso de Graduação
  • 2 cópias do Diploma de Graduação (com os carimbos no verso)
  • Cópias do Diploma de Residência Médica, credenciado pela CNRM ou Cópia do Diploma do Curso de Especialização

Os documentos abaixo não necessitam de autenticação:

  • 1 Diploma de Mestrado ou cópia de um artigo publicado em revista indexada (podendo ser 1º autor ou 2º autor do artigo; neste caso, deverá descrever como foi sua participação no artigo)
  • 1 Currículo Lattes (CNPq - www.cnpq.br)
  • 1 foto 3 x 4

Documentação

Alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu ou alunos graduados interessados em conhecer o Programa de Pós-graduação devem se inscrever no início de janeiro de cada ano.

O prazo de inscrição para o aluno especial será realizado entre os dias 8 e 26 de janeiro de 2018, das 8h às 15h, somente em dias úteis.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição para alunos especiais.

Mais informações:
(11) 2189-5113 / 2189-5000 - Ramal 2031
E-mail: ensino.posgrad@accamargo.org.br