Releases

Cuidado Integrado e Inteligência Artificial na Oncologia são pautas do A.C.Camargo no Saúde Business Fórum 19, na Bahia
Cuidado Integrado e Inteligência Artificial na Oncologia são pautas do A.C.Camargo no Saúde Business Fórum 19, na Bahia


CLOSE

Cuidado Integrado e Inteligência Artificial na Oncologia são pautas do A.C.Camargo no Saúde Business Fórum 19, na Bahia

Marcos Cunha, Superintendente Executivo de Negócios do A.C.Camargo Cancer Center, falou no sábado, 23 de fevereiro, sobre o cuidado integrado que é oferecido aos pacientes da Instituição que agrega inteligência artificial na assistência ao paciente oncológico

Em sua 17ª edição, o Saúde Business Fórum19 traz a missão de discutir soluções para promover o engajamento e melhorar a qualidade da experiência das instituições de saúde com os seus clientes. De 21 a 24 de fevereiro, no Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, o evento recebeu executivos que abordaram como os seus modelos de negócio estão empoderando o paciente frente às suas questões de saúde.

Centro integrado de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer, o A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo, foi representado pelo superintendente executivo de Negócios, Marcos Cunha, que falou sobre o modelo Cancer Center, com destaque para o cuidado integral que é oferecido aos pacientes da Instituição e soluções de inteligência artificial que propiciam o monitoramento de pacientes internados e fora do ambiente assistencial.

Com o tema Cuidado Integrado e Inteligência Artificial na Oncologia, a palestra de Marcos Cunha foi ministrada no dia sábado, 23, às 11 horas. A palestra integra a programação do painel Experiência e Engajamento: investimentos em Oncologia, que também contou com a participação de representantes de outras renomadas instituições.

Inteligência artificial e monitoramento remoto de pacientes

De forma inédita na saúde, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria para monitoramento remoto de pacientes. Trata-se de uma plataforma de inteligência artificial com conceitos de machine e deep learning, que auxiliará a equipe de assistência no cuidado com o paciente, reduzindo custos e oferecendo maior segurança, fora do ambiente assistencial.

A novidade estará disponível para os 209 pacientes do Centro de Imunoterapia que terão seus comportamentos, atividades e os principais sintomas ativamente monitorados a fim de acompanhar seu engajamento em toda sua jornada de cuidado. A tecnologia permitirá identificar rapidamente a ocorrência de efeitos adversos, que usualmente interromperiam o tratamento, possibilitando atuação do corpo clínico e assistencial antes mesmo de uma nova consulta ou a procura pela emergência. A expectativa é que este tipo de recurso esteja disponível para todos os grupos de pacientes da Instituição.

O A.C.Camargo também está implantando o monitoramento clínico, com inteligência artificial, para controle de sepse em pacientes internados. A solução, pioneira no estado de São Paulo, gera uma série de alertas que auxilia a equipe assistencial na tomada de decisão e irá permitir a detecção precoce da sepse, evitando que o paciente entre em estado crítico, contribuindo para a redução da taxa de mortalidade e para a diminuição do tempo de internação.