A.C.Camargo Cancer Center promove evento de conscientização no Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro)
A.C.Camargo Cancer Center promove evento de conscientização no Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro)


CLOSE

A Instituição realiza na segunda, dia 4, a 1ª edição do Cancer Talks, evento que visa inspirar formadores de opinião a difundir conhecimento e combater a desinformação sobre a doença 

Unir vozes ao redor do mundo para aumentar a conscientização e melhorar a educação sobre o câncer de uma maneira positiva e inspiradora é a missão da União Internacional de Controle de Câncer (UICC) com a realização do Dia Mundial do Câncer, iniciativa global que esse ano traz o tema “Eu sou e eu vou”. No Brasil, a campanha conta com o engajamento do A.C.Camargo Cancer Center, que realizará a 1ª edição do Cancer Talks, evento que reunirá formadores de opinião com a proposta de inspirá-los a levar informação de qualidade para a sociedade e serem ativos no combate à desinformação sobre a doença. 

Sobre o Cancer Talks

O Cancer Talks 2019 acontecerá na segunda, dia 4 de fevereiro, data em que é celebrado o Dia Mundial do Câncer, a partir das 17h, no auditório do A.C.Camargo Cancer Center. Os palestrantes serão o patologista e diretor médico da Instituição, Victor Piana de Andrade e a bióloga, divulgadora científica e diretora do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak. O evento receberá jornalistas, divulgadores de ciência e convidados. Além disso, as palestras serão gravadas na íntegra e ficarão disponíveis no canal da Instituição no YouTube. 

Com a mensagem central Previna-se das fakes news no tratamento do câncer, a proposta do Cancer Talks 2019 é mostrar o quanto os avanços no diagnóstico, tratamento e reabilitação têm aumentado as taxas de sobrevida dos pacientes e que essas evidências precisam ser difundidas para a sociedade como forma de impedir a propagação de falsas abordagens. Em meio a esse cenário de evolução, por sua vez, é grande a procura pelas chamadas terapias alternativas. Estudos mostram que até 90% dos pacientes com câncer adotam ao menos uma abordagem alternativa durante o tratamento, sendo que as mais difundidas são dietas sem evidência científica, uso de ervas medicinais e suplementos; além de mitos associados com cartilagem de tubarão, chá verde e água de coco ou atividades relacionadas à hipnose, relaxamento, dentre outras. 

O avanço no conhecimento do comportamento biológico de cada tipo de tumor e das técnicas de diagnóstico, tratamento e reabilitação resultam no crescimento das taxas de sobrevida em cinco anos. “Com o que temos de Oncologia baseada em evidência é possível controlar a doença na maioria dos casos. Quando o paciente tem acesso a um Cancer Center, estudos mostram que os resultados são ainda mais positivos. A população precisa ter consciência desses avanços. Desta forma, entenderá a importância de não acreditar em abordagens não estabelecidas e na pseudociência”, explica Victor Piana, que falará sobre os Avanços e desafios do tratamento do câncer.

Representando o Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak abordará as Evidências e miragens na luta contra o câncer. “A promessa de curas milagrosas afeta a credibilidade da ciência e da medicina e interfere na escolha de tratamentos adequados. Nós cientistas temos a responsabilidade de prover informação adequada e contrapor a desinformação”, ressalta Natália. 

#EUSOUEEUVOU

Em paralelo ao Cancer Talks, o A.C.Camargo Cancer Center difundirá conhecimento sobre câncer por meio das mídias sociais, destacando #EUSOUEEUVOU, que é a hashtag oficial em português do movimento global do World Cancer Day liderado pela UICC.  A campanha estimula a adoção de hábitos de vida saudáveis, entre eles realizar caminhadas e atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada, assim como ficar longe do cigarro e beber com moderação. Recomenda-se também evitar exposição excessiva ao sol e contaminação por vírus, por exemplo, HPV (que está relacionado com câncer de colo do útero, pênis, ânus e de cabeça e pescoço) e Hepatite B e C (fator de risco para câncer de fígado). 

O câncer no mundo

O câncer é uma das doenças mais incidentes no mundo com 18,1 milhões de novos casos e 9,6 milhões de mortes anuais. Os dados são da UICC e do Globocan 2018, levantamento feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, que é o braço da Organização Mundial de Saúde nas questões relacionadas à pesquisa do câncer. No Brasil são estimados para 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 600 mil novos casos da doença. 

Fatores globais sobre o câncer (UICC)

  • O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo.
  • 1 em cada 5 homens e 1 em cada 6 mulheres desenvolverão câncer ao longo da vida
  • 1 em cada 8 homens e 1 em cada 11 mulheres não sobreviverão da doença.
  • 70% de todas as mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda.
  • 3 em cada 10 casos de câncer (dos tipos mais incidentes) podem ser prevenidos. 
  • 5% a 10% dos casos de câncer são relacionados com mutações genéticas hereditárias.
  • 27% de todos os casos de câncer são associados com tabagismo e álcool. 
  • Até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas anualmente com a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento. 
  • Se 11,4 bilhões de dólares fossem investidos em estratégias de prevenção, seria possível economizar 100 bilhões de dólares usados em tratamento de câncer. 

 

Serviço

CANCER TALKS - Previna-se das fakes news no tratamento do câncer
Data: 04/02/2019 – Dia Mundial do Câncer
Horário: 17 horas
Local: Rua Tamandaré, 764, Liberdade, São Paulo

Dr. VICTOR PIANA DE ANDRADE, patologista e diretor médico do A.C.Camargo Cancer Center 
Avanços e desafios do tratamento do câncer

Dra. NATÁLIA PASTERNAK, bióloga e diretora do Instituto Questão de Ciência 
Evidências e miragens na luta contra o câncer

Inscrição de jornalistas e divulgadores de ciência: moura.comunique@gmail.com 

Obs: Evento fechado para convidados e imprensa.  

 

Sobre o A.C.Camargo Cancer Center

Referência internacional em oncologia, o A.C.Camargo Cancer Center é um dos mais importantes centros especializados e integrados de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer. A instituição provê assistência integrada, de alta complexidade, humanizada e centrada nas necessidades e segurança dos pacientes, em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação.

No A.C.Camargo, médicos e cientistas atuam em conjunto no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia, resultando nas melhores alternativas terapêuticas e, consequentemente, no aumento dos índices de cura e de sobrevida do paciente. Possui o mais importante centro privado de Pesquisa sobre o Cancer do país. No Ensino, é a principal Instituição formadora de especialistas, residentes, mestres e doutores em oncologia do país, aptos a compartilhar o conhecimento e atuar no combate ao câncer em benefício de toda a sociedade. 

Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter
Twitter: http://www.twitter.com/haccamargo
YouTube: http://www.youtube.com/accamargovideos
LinkedIn: http://www.linkedin.com/company/accamargo
Instagram: https://instagram.com/accamargocancercenter/

Mais informações à imprensa - A.C.Camargo Cancer Center:

.Comunique Moura Leite Netto - Mtb 44.949 – moura.comunique@gmail.com 
Fones: +55 (11) 99733-5588 (vivo) / 2189-5000 r.2136