Tipos de Câncer

Sarcomas
Sarcomas

Aqui no A.C.Camargo Cancer Center nosso Departamento de Sarcomas é um dos mais experientes do mundo no tratamento de casos simples e complexos de sarcomas de partes moles, entre eles sarcoma de retroperitônio, fibrossarcoma, lipossarcoma, sarcoma de Kaposi, neurofibromatose múltipla, entre outros.

Introduzimos no Brasil a técnica citorredutora associada à quimioterapia hipertérmica por infusão intraperitoneal que possibilita a redução da doença peritoneal a uma condição microscópica ou mínima, criando condições para maior eficácia dos agentes quimioterápicos. Essa quimioterapia atua em possíveis células invisíveis (doenças microscópicas). É introduzido um cateter e jogada uma solução contendo quimioterápico na cavidade, enquanto três catéteres aspiram, formando um circuito fechado. A solução com quimioterápico usada na lavagem da cavidade peritoneal é aquecida entre 40°C e 42ºC.. A técnica foi introduzida no Brasil pelo vice-presidente do A.C.Camargo, Ademar Lopes, que também escreveu dois livros sobre o tema, um deles em conjunto com os médicos Martin Malawer e Paul Sugarbaker, do Washington Cancer Institute.

Ela é usada apenas quando não há outra opção de tratamento. Antes de ser aplicada, é preciso considerar a origem do tumor primário e fazer um exame que confirme que a disseminação está restrita ao peritônio, a extensão da disseminação peritonial, e a falta de alternativas terapêuticas de eficácia comprovada e a condição clínica do paciente. Também é preciso avaliar o estado clínico do paciente e se o uso da citorredução terá resultado ótimo ou próximo disso.