Equipe Multiprofissional

Nutrição
Nutrição

Publicado em: 27/07/2018

O departamento de Nutrição e Dietética do A.C.Camargo Cancer Center é composto por nutricionistas e técnicos em nutrição que prestam atendimento contínuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, possibilitando uma intervenção adequada e buscando auxiliar na recuperação e/ou manutenção do estado nutricional do paciente.
A equipe conta ainda com a presença de um chef de cozinha, que alia a técnica dietética às necessidades nutricionais do paciente durante a internação. 

O que fazemos

Nosso objetivo é oferecer assistência nutricional e uma alimentação que atenda às necessidades de cada paciente.

Como fazemos

Ao ser internado, o paciente recebe a visita de um nutricionista que realiza uma triagem e avalia se há risco nutricional. Constatado o risco, é elaborado um plano de assistência nutricional, além de avaliações complementares. São preparados cardápios personalizados baseados no diagnóstico, na condição clínica, em hábitos, preferências e aversões alimentares de cada paciente.

Uma boa nutrição está diretamente relacionada à recuperação do paciente. Por essa razão, procuramos oferecer um momento de alegria e prazer durante as refeições. O departamento de Nutrição e Dietética faz parte da Comissão de Terapia Nutricional, composta por médicos nutrólogos, farmacêuticos e enfermeiros, que acompanham pacientes que necessitam de terapia nutricional oral, por meio de suplementos nutricionais, enteral e parenteral.

O acompanhamento nutricional do paciente também continua após a alta hospitalar. No momento da alta, se necessário, o nutricionista realizará orientações específicas ao paciente e seus acompanhantes e o encaminhará para acompanhamento ambulatorial, onde serão feitas consultas periódicas, que darão continuidade aos cuidados prestados na internação. Criamos a Oficina de Culinária para adultos e crianças, onde nutricionistas e o chef de cozinha dão dicas de como aproveitar melhor os alimentos, dependendo da condição clínica, bem como opções de como melhorar a aceitação alimentar dos pacientes e ainda na prevenção do câncer.