Especialidades Clínicas

Nefrologia
Nefrologia

A equipe de Nefrologia é responsável pelo cuidado clínico dos pacientes que apresentam alteração da função renal, decorrente de doenças primárias renais (tais como as glomerulonefrites) ou secundárias às doenças sistêmicas, como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Além disso, a equipe tem expertise e atuação diferenciada no cuidado e acompanhamento das alterações renais relacionadas às doenças oncológicas diretamente ou causadas pelos tratamentos necessários dessas enfermidades. 

Como atuamos

A atuação clínica é feita em conjunto com as equipes da Oncologia Clínica e Cirúrgica, através de visitas médicas diárias aos pacientes internados, e também por acompanhamento em consultas ambulatoriais durante o tratamento para o câncer. Para os pacientes que necessitam de suporte dialítico (hemodiálise), além da equipe médica, fica à disposição uma equipe completa de enfermeiros e técnicos de enfermagem, 24 horas por dia, com equipamentos de última geração para realização de hemodiafiltração contínua e hemodiálises estendidas no ambiente de UTI, assim como hemodiálise convencional em uma sala exclusiva para os pacientes internados nas enfermarias.
A equipe de nefrologia também participa das atividades de Ensino e Pesquisa da Pós-Graduação da Fundação Antônio Prudente, com projetos da formação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e estágio de acompanhamento dos residentes de Terapia Intensiva do A.C.Camargo Cancer Center, contribuindo, assim, na formação e nos estudos de combate ao câncer.