Especialidades Clínicas

Infectologia (SCIH)
Infectologia (SCIH)

Publicado em: 20/07/2018

O Serviço de Infectologia do A.C.Camargo Cancer Center é responsável pela assistência e pelo controle da infecção nas diversas etapas do tratamento oncológico. A especialidade promove suporte de tratamento às doenças infecciosas que acometem pacientes de câncer atendidos pelo A.C.Camargo.

Atuamos de forma multidisciplinar, buscando integrar a assistência aos pacientes que têm diminuição do sistema imunológico, especialmente os transplantados. A causa da queda de imunidade pode ser tanto pela doença de base (tumor) como pela terapêutica adotada (tratamentos de quimioterapia, radioterapia, por exemplo).

Nossa atuação auxilia na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças infecciosas. Utiliza, ainda, protocolos específicos para o tratamento como uso de antibióticos, imunização (vacinas) e prevenção de infecções cirúrgicas.

Controle e qualidade

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é responsável pela vigilância de todas as infecções hospitalares, num trabalho que inclui uma metodologia de prevenção, com identificação dos motivos da infecção e propostas de tratamento e erradicação, além de programas específicos para controle de bactérias de multirresistência.

A eficácia de nossos métodos resulta em baixos níveis de infecção hospitalar, comparáveis aos de instituições oncológicas internacionais. Por isso, o SCIH tem se destacado também como referência no treinamento e na reciclagem de profissionais de saúde para o controle da infecção hospitalar, recebendo médicos e enfermeiros de todo o país.