Equipe Multiprofissional

Fonoaudiologia
Fonoaudiologia

Publicado em: 24/07/2018

Muitas vezes, os pacientes não imaginam que as cirurgias para o tratamento do câncer ou mesmo a radioterapia podem ter impacto nas estruturas responsáveis pela fala, deglutição, mastigação e voz. 

Isto porque os tumores localizados na região de cabeça e pescoço, sistema nervoso central, tórax ou mesmo abdome, independentemente da forma como serão tratados, podem levar ao comprometimento direto das estruturas da fala ou da deglutição (como a retirada da língua, por exemplo) ou indireto (como a lesão de nervos causada pelo próprio tumor). Há ainda a consequência do tratamento (cirurgia ou radioterapia), levando a um desempenho deficitário das estruturas de fala e deglutição.

O que fazemos

Somos uma equipe especializada e atuamos para identificar, prevenir e avaliar os problemas com a fala, a deglutição, a mastigação e a voz, além de oferecer a melhor forma de reabilitação, sempre buscando fazer com que o paciente volte a se alimentar pela boca (e não mais por sonda), volte a falar bem e ser bem compreendido (um desafio para aqueles que tiveram a retirada total da laringe, por exemplo), possibilitando sua reintegração ao ambiente social e profissional.

Atendemos pacientes encaminhados por diversos outros departamentos ou mesmo por outras instituições.Tratamos tanto os pacientes internados quanto aqueles que já tiveram alta hospitalar, mas necessitam dar prosseguimento ao acompanhamento no ambulatório. 

Além disso, pacientes que não estão em tratamento oncológico, mas possuem problemas fonoaudiológicos, podem contar com a competência da equipe para auxiliá-los a solucionar problemas como alterações da voz (o que acomete principalmente professores, operadores de telemarketing etc.) ou ainda alterações da linguagem oral em crianças (troca de letras, atraso para início da fala), entre outros.