Equipe Multiprofissional

Fisioterapia
Fisioterapia

Publicado em: 20/07/2018

O serviço de Fisioterapia do A.C.Camargo Cancer Center foi criado para oferecer um suporte oncológico interdisciplinar aos pacientes em tratamento. Tem como foco a reabilitação e a retomada das atividades diárias do paciente o mais brevemente possível. Cabe ao fisioterapeuta desenvolver um programa de recuperação respiratória e motora personalizado para atender às necessidades individuais de cada paciente.

O que fazemos

O serviço de Fisioterapia possui uma visão integrada do paciente, sempre buscando reabilitar e adequar as necessidades de cada um para inseri-lo novamente em suas atividades de vida diária. 
Nosso objetivo é diminuir os efeitos colaterais e as complicações que podem surgir após uma cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Para isso, atuamos no contexto interdisciplinar, na elaboração do programa terapêutico desde o pré-operatório até a alta hospitalar, seguido de um acompanhamento ambulatorial.

Como fazemos

Realizamos visitas à beira do leito junto com a equipe médica, enfermagem, nutrição e farmácia, para definição das condutas que serão instituídas a cada paciente. Todo paciente sob cuidados intensivos nas UTIs adulto e pediátrica, por exemplo, realiza a fisioterapia respiratória, que tem como objetivo a manutenção da função e da reexpansão pulmonar, e a fisioterapia motora, a fim de prevenir e/ou recuperar complicações.

Unidades de internação

Para oferecer o melhor tratamento ao paciente internado, a equipe de fisioterapeutas mantém constante interação com as equipes médicas por meio da participação das reuniões de departamento, em que os casos clínicos são discutidos e são traçadas as melhores condutas. É por meio da reabilitação cardiorrespiratória, motora e neurológica que o paciente consegue restabelecer as atividades funcionais o mais breve possível e, com isso, o retorno às atividades sociais.

Ambulatórios

Após a alta hospitalar, o processo de reabilitação tem continuidade. Os pacientes são encaminhados ao ambulatório de fisioterapia, onde recebem atendimento individualizado. Esse ambulatório dispõe de aparelhos e equipamentos modernos específicos ao tratamento de distúrbios uroginecológicos (como incontinência urinária), distúrbios circulatórios (como o linfedema), sequelas neurológicas, entre outros.