Equipe Multiprofissional

Farmácia
Farmácia

O que fazemos

Na parte hospitalar, nossa equipe de farmacêuticos cuida da homologação técnica de fornecedores para garantir a qualidade dos medicamentos. Os farmacêuticos devem ainda conferir as boas práticas de armazenamento e de manuseio da medicação. E a equipe cuida também da Farmacovigilância, acompanhando os efeitos de cada medicação nos pacientes e notificando sempre a Anvisa sobre os efeitos colaterais.

 
Como atuamos

O trabalho da equipe de Farmácia, além da hospitalar, divide-se em área clínica e área de produção de quimioterapia. Na área clínica, que compreende a internação, a UTI e a Emergência, o fluxo começa assim que o médico prescreve o medicamento. Cabe aos farmacêuticos avaliar essa prescrição e intervir junto ao Corpo Clínico ou Equipe Multidisciplinar de acordo com o caso. Nossa equipe ainda atua junto com a Enfermagem para avaliar a adesão à terapia medicamentosa, ou seja, se o paciente está tomando seus remédios corretamente em sua residência. Quais os medicamentos que ele já toma em casa? Tem alergias? Outras doenças que possam interferir na medicação oncológica? É o que chamamos de reconciliação medicamentosa. E, quando o paciente tem dúvidas, nossos farmacêuticos dão orientação sobre como armazenar e tomar os medicamentos em casa.  
Na área de produção de quimioterapia, o fluxo também começa a partir da prescrição do médico. A equipe de Farmácia avalia o esquema terapêutico e prepara a medicação. Também interage com a equipe multidisciplinar que atende o paciente. E acompanha os pacientes da radioterapia em alguns casos.