Equipe Multiprofissional

Enfermagem
Enfermagem

A competência técnica, o atendimento humanizado e o apoio psicoemocional são os diferenciais fundamentais da equipe de Enfermagem do A.C.Camargo Cancer Center, que se destaca como referência em todo o país por ser especializada no atendimento oncológico. Sua atuação é interdisciplinar e integrada com o corpo clínico e com os serviços de internação, centro cirúrgico, ambulatório, UTI, quimioterapia e radioterapia.

O que fazemos

Composta por mais de 1.500 profissionais (entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), a equipe oferece assistência individualizada aos pacientes e seus familiares. Realiza, ainda, procedimentos de alta complexidade, seguindo padrões internacionais de atendimento e ressaltando os cuidados diferenciados para o tratamento do paciente com câncer.
Nossa equipe desenvolve constantes programas de incentivo (educacionais, sociais e psicoemocionais), extensivo a todos os colaboradores do departamento.

Criamos o Programa de Educação Continuada, responsável pelos treinamentos e pelas reciclagens, com avaliações de resultado e aproveitamento de toda a equipe. O programa ainda incentiva a formação acadêmica e a especialização dos profissionais.

A Enfermagem está dividida em diferentes grupos de trabalho, entre eles, os grupos de curativo, cateter e estoma e cada um deles visa oferecer o suporte necessário ao paciente e aos demais profissionais da Enfermagem. Os grupos se reúnem periodicamente para discutir casos clínicos, mantendo a equipe em constante atualização sobre como conduzir o tratamento por meio de procedimentos mais complexos, como cuidar de feridas mais profundas e tipos específicos de cateteres.

Humanização

O serviço de Enfermagem do A.C.Camargo lidera dois importantes projetos de humanização que englobam o cuidado aos pacientes e também a seus familiares e cuidadores. Criado em maio de 2009, o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer (Amor à Vida) é um programa, com reuniões quinzenais, cujo objetivo é levar informações que desmistificam os mais variados tipos de câncer, proporcionando aos pacientes e acompanhantes um ambiente de integração e conhecimento.

O Amor à Vida é um projeto interdisciplinar que reúne, além dos enfermeiros, mastologistas, ginecologistas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e outras especialidades. Já o projeto de Comunicação Pós-Operatória, criado em 2007, é liderado pela Enfermagem. Quando o paciente sai da mesa de cirurgia e é encaminhado para a sala de recuperação, os enfermeiros possibilitam o contato, por telefone sem fio, entre o paciente e o acompanhante, desde que seja do interesse do paciente. Afinal, pacientes cirúrgicos carregam uma carga de estresse muito grande em razão da insegurança gerada por um procedimento cirúrgico. Essa iniciativa demonstra grande diminuição da ansiedade tanto do paciente quanto dos seus familiares e oferece maior segurança durante esse momento.

Palestras

Profissionais altamente especializados da Enfermagem do A.C.Camargo Cancer Center compõem uma equipe de Educação Continuada, responsável por ministrar palestras sobre adoção de hábitos de vida saudáveis para prevenção de câncer e outras doenças. 

São encontros que levam ao público discussões sobre saúde da mulher, saúde do homem e saúde da família, abordando, principalmente, dicas de como evitar fatores de risco para tumores de mama, pele, próstata, estômago, intestino, colo do útero etc. Além de atender comunidades, o projeto vai também até as empresas, onde oferece uma programação de palestras personalizada, que leva em consideração as necessidades de cada público.