Especialidades Clínicas

Dermatologia
Dermatologia

A radioterapia é um dos métodos terapêuticos mais importantes na destruição das células tumorais. Os efeitos colaterais, hoje minimizados com os avanços tecnológicos, costumam se manifestar na pele. O A.C.Camargo Cancer Center possui uma equipe especializada que atua de maneira integrada e multiprofissional no acompanhamento do paciente antes, durante e depois do tratamento, com o objetivo de atenuar possíveis efeitos colaterais. 

Como recebe altas doses de radiação, a pele pode ficar avermelhada ou até mesmo apresentar pequenos ferimentos, reações chamadas de radiodermite, ou seja, lesões após a exposição à radiação. Dores, assaduras e secreções são outros efeitos possíveis. É importante ressaltar que nem todos os pacientes sofrerão com esses efeitos colaterais – a resposta varia de acordo com as substâncias e as  taxas de radiação aplicadas, além da individualidade do organismo. 

Em caso de reação na pele, é fundamental avisar o médico responsável imediatamente. Sintomas como febre, dores musculares, assaduras e secreções requerem cuidados. Independentemente da especificidade do caso, é recomendado evitar o uso de cremes, pomadas, perfumes e medicamentos sem autorização médica, além da exposição solar na área irradiada. 

Uma das dúvidas dos pacientes é sobre a existência de tatuagem na região a ser tratada com radioterapia. A tatuagem não interfere no tratamento radioterápico e também não aumenta o risco de complicações – o máximo que pode acontecer, em casos raros, é a desconfiguração do desenho aplicado. Caso isso ocorra, após o procedimento terapêutico, é necessário esperar pelo menos um mês para retocar a tatuagem modificada ou criar um novo desenho.