Especialidades Cirúrgicas

Cirurgia Plástica e Reparadora
Cirurgia Plástica e Reparadora

O Departamento de Cirurgia Reparadora do A.C.Camargo Cancer Center atua de forma interdisciplinar com o Núcleo de Mastologia e outras especialidades no atendimento de pacientes portadores de câncer de mama e de anomalias vasculares como hemangiomas

A reconstrução de mama é uma possibilidade de reabilitação física, psicológica e social para as mulheres que necessitam da retirada do tecido mamário (mastectomia) como parte do tratamento do câncer ou por outras causas diversas durante a vida. Para as mulheres operadas, o tempo de hospitalização é de, em média, dois dias.

Como tratamos

No atendimento pré-operatório, cada paciente é avaliada e informada sobre suas condições clínicas e oncológicas e possibilidade da reconstrução imediata das mamas. As equipes de Mastologia e Cirurgia Reparadora atuam em conjunto para realizar a reconstrução sempre que houver indicação.

A cirurgia para tratamento do câncer de mama é definida pela equipe de Mastologia, de acordo com protocolo de tratamento que visa à cura da doença. Em um percentual dos casos, a glândula mamária pode ser preservada, em geral quando o diagnóstico é precoce e a doença está restrita somente a um segmento do tecido mamário.

Os critérios para a reconstrução de mama são definidos em protocolos que consideram as condições clínicas, a definição do tipo histológico do tumor e o tratamento oncológico em curso. Pacientes que não apresentam condições clínicas favoráveis, por doenças graves, por complexidade do tratamento oncológico ou mesmo por falta de definição prévia do tipo de tumor, não devem ser submetidas à reconstrução imediata e, nestas situações, a reconstrução tardia se torna mais segura.

No pós-operatório, as pacientes são assistidas pela equipe médica e equipe de enfermagem especializada em curativo. A recuperação conta com o suporte do Serviço de Fisioterapia e, após um período de cerca de 30 dias, as pacientes estão aptas a fazer quase tudo o que faziam antes da cirurgia, com exceção apenas a grandes esforços.