Equipe Multiprofissional

Audiologia
Audiologia

Publicado em: 19/07/2018

O serviço de Audiologia é fruto de uma iniciativa pioneira do A.C.Camargo Cancer Center para oferecer a monitorização e a avaliação auditiva do paciente, sempre a partir da indicação do médico. O objetivo é prevenir prejuízos à audição e minimizar seus efeitos, sempre com foco na qualidade de vida do paciente.

O que fazemos

Realizamos testes de audição que avaliam quantitativa e qualitativamente se há alguma perda, qual parte do sistema auditivo está comprometida e em qual nível. As perdas auditivas podem ser de graus:

  • leve (quando a pessoa escuta, mas, às vezes, pode perder alguns sons e não entender)
  • moderado (quando a pessoa só escuta em algumas situações e com aparelho)
  • severo e profundo (em que a pessoa somente escuta com a ajuda de aparelhos, e às vezes estes são insuficientes)

 

Como fazemos

A avaliação do paciente é feita por uma equipe multidisciplinar e investiga possíveis problemas auditivos decorrentes do tratamento do câncer e, a partir do diagnóstico, são propostos os cuidados para tratamento e prevenção do aparelho auditivo.
Os efeitos das sequelas são muito variáveis e podem, nos adultos, afetar a comunicação principalmente em ambientes ruidosos e, em crianças, interferir no desenvolvimento da linguagem e/ou no desempenho escolar. Se a perda auditiva for importante, prejudicando a comunicação, a orientação para o uso de aparelho de amplificação sonora é imprescindível.
Desde 2008, oferecemos um atendimento ambulatorial para reabilitação auditiva dos pacientes por meio de softwares e equipamentos modernos, que permitem o ajuste individual das próteses.

O serviço de Audiologia do A.C.Camargo Cancer Center possui infraestrutura tecnológica moderna, como vectoeletronistagmografia computadorizada, importante recurso que avalia o conjunto de órgãos da orelha interna, responsável pelo equilíbrio.

Atendemos pacientes de outras instituições. E não são apenas os pacientes com câncer. O serviço também é oferecido a quem tem queixas sem ligação com a doença. Realizamos os seguintes testes, entre outros:

  • Emissões otoacústicas
  • Imitanciometria
  • Potencial auditivo do tronco encefálico
  • Avaliação do processamento auditivo central
  • Avaliação otoneurológica

Caso seja identificada uma alteração auditiva e haja indicação médica de prótese auditiva, a adaptação pode ser feita no próprio departamento de Audiologia, assim também para os casos de alteração do sistema vestibular, quando é indicada a reabilitação vestibular.