Alimentação saudável contribui para evitar o câncer
Alimentação saudável contribui para evitar o câncer

No caminho da prevenção do câncer está a adoção de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Existem pesquisas que indicam ser possível evitar cerca de 35% dos casos de câncer, apenas alterando a dieta. Isso é fato, porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias imprescindíveis para combater os radicais livres que atacam as células.

Por que é tão importante ter uma dieta rica em fibras?

Nutricionistas sempre recomendam incluir mais fibras na alimentação diária para garantir a manutenção do equilíbrio do organismo, o que é muito importante para a prevenção de vários tipos de câncer, especialmente o colorretal. As fibras no intestino ajudam na “limpeza” de substâncias que são consideradas agentes promotores do câncer, já que auxiliam de maneira muito eficiente na eliminação das fezes.

Onde encontrar os antioxidantes?

Os antioxidantes estão nas frutas, verduras e legumes. Entre os fundamentais para a manutenção da saúde do organismo estão:

  • Vitamina A - Encontrada nos alimentos alaranjados, amarelos e vermelhos. 
  • Vitamina C - Encontrada nas frutas cítricas. 
  • Vitamina E - Encontrada nos óleos vegetais, grãos e nozes. 
  • Zinco - Mineral encontrado nas castanhas. 
  • Selênio - Mineral presente nas carnes, leite, nozes e castanhas. 

Prato saudável

A alimentação adequada é essencial para manter o bom equilíbrio do organismo e um estilo de vida mais saudável. Conhecer os grupos de nutrientes é fundamental para que você possa saber como realizar a alimentação equilibrada. Um prato saudável é composto por:

Exemplo de montagem de prato saudável

Adote as dicas a seguir. Seu organismo agradece!

  • Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
  • Coma, no mínimo, cinco porções de frutas e verduras por dia. 
  • Beba de seis a oito copos de água por dia. 
  • Sempre que possível, dê preferência a alimentos naturais e integrais. 
  • Inclua em seu cardápio diário: legumes, trigo integral, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, soja, feijões e ervilhas. 
  • Consuma, moderadamente, os óleos vegetais saudáveis: óleo de canola e azeite de oliva extravirgem.