Notícias

Pires da Mota: um novo centro de referência em tumores de mama, ginecológicos e melanomas que será inaugurado em 2018


CLOSE

Pires da Mota: um novo centro de referência em tumores de mama, ginecológicos e melanomas que será inaugurado em 2018

Até o final de 2018 teremos uma nova unidade, a Pires da Mota, um completo centro de diagnóstico, tratamento e reabilitação para atendimento de pacientes com tumores de mama, ginecológicos e de pele.

O modelo desta unidade está alinhado à nossa estratégia de segmentar os atendimentos por tipo de tumor, integrando o cuidado e a assistência multidisciplinar às necessidades de cada paciente - os centros de referência.

Diagnósticos, consultas com especialistas, quimioterapia, cirurgias de menor risco e reabilitação ganham eficiência com os processos integrados, agilizando atendimentos e oferecendo melhor experiência e comodidade aos pacientes e familiares, que passam a contar com a atuação dos "enfermeiros navegadores", orientando e acompanhando os pacientes durante a jornada de cuidados.

Além disso, as discussões multidisciplinares de casos por especialistas de diversas áreas para determinar a conduta terapêutica mais adequada para cada paciente, ou seja, os Tumor Boards, também farão parte da rotina da Unidade Pires da Mota.

"O modelo 'Cancer Center' é uma evolução no tratamento do paciente oncológico. São fatores-chave para atingir maior eficácia do tratamento e o avanço do conhecimento sobre a doença: a especialização na oncologia, a integração de superespecialistas e a prática da medicina baseada em ciência; os processos e tecnologias orientados para a segurança e conforto do paciente. Tudo isso resulta em maior eficiência em todas as etapas do atendimento", observa Vivien Navarro Rosso, Superintendente Geral.

A nova unidade de 20 andares e 12 mil metros quadrados abrigará:

  • 75 consultórios nas especialidades de cirurgia oncológica, oncologia clínica e radioterapia, além de especialistas multidisciplinares como cardiologistas, endocrinologistas, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros;
  • 30 estações privativas de aplicação de quimioterapia;
  • Centro Cirúrgico Ambulatorial com nove salas para cirurgias em pacientes de baixo risco anestésico e cirúrgico, que é maioria dos casos diagnosticados precocemente (estádios I e II), com 18 leitos para recuperação;
  • Centro de Diagnósticos com serviço da coleta de análises clínicas e equipamentos de última geração para ressonância magnética, tomografia, mamografia, densitometria, ecocardiografia, ultrassonografia, dermatoscopia, entre outros;
  • E ainda um serviço de Anatomia Patológica integrado a todas as etapas do cuidado, permitindo a entrega de resultados críticos no menor tempo possível.

O novo edifício vai traduzir em cada detalhe os nossos valores. O planejamento dos espaços foi pensado como acolhedor, humanizado, o que se chama em inglês de healing spaces (espaços que curam). O que isso significa? Iluminação natural, espaços agradáveis, visual leve, para que todos se sintam bem recebidos. Foram desenhados também espaços de convivência para os pacientes e familiares, com cabeleireiro e sessões de orientação e reabilitação psicossocial. O paciente em primeiro lugar.