INCiTO-INOTE

INCiTO 2012
INCiTO 2012

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCITO) do A.C.Camargo Cancer Center é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT's), programa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). No estado de São Paulo é realizado em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

A missão do INCITO A.C.Camargo é combater o câncer, por meio da aplicação de conceitos e tecnologias inovadoras. Esse programa científico abrange as áreas de epidemiologia e biologia do tumor, ensaios clínicos, recrutamento e acompanhamento de pacientes, com atividades realizadas por pesquisadores-cientistas de instituições nacionais e internacionais.

O principal estudo do projeto, "Câncer hereditário e agregação familial: perfis clínicos e moleculares de pacientes brasileiros e seus parentes com alto risco de câncer", propõe usar a investigação clínica e genética para ampliar o entendimento dos cânceres mais frequentes na população brasileira associados com predisposição hereditária (próstata, mama e colorretal). O desafio é sugerir, no futuro, novas alternativas de diagnóstico e tratamento para esses tipos de cânceres.

Todo o investimento envolvido com o projeto INCITO tem como objetivo traduzir os resultados da pesquisa para a prática clínica, de forma que os novos conhecimentos sejam transferidos rápida e eficientemente para o sistema brasileiro de saúde.

Sobre o INCT

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) é um programa para promover o avanço da ciência no território nacional, por meio do financiamento de projetos de pesquisa multicêntricos. Busca articular a atuação de grupos de pesquisa em áreas estratégicas para o país e estimular o desenvolvimento internacional das pesquisas científica e tecnológica.

Cada projeto envolve, pelo menos, três instituições de dois estados brasileiros e, além de integrar grupos de pesquisa, o INCT deve contribuir para a melhoria do ensino e para a difusão de ciência para a população leiga. Desta forma, a formação de jovens pesquisadores e o apoio à instalação e funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa brasileiros faz parte do escopo desse programa.

Coordenação

Coordenador do projeto:
Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski
CIPE - A.C.Camargo Cancer Center

Vice-coordenador:
Prof. Dr. Sergio Verjovski-Almeida
IQ-USP

Instituições Parceiras (brasileiras)

A.C. Camargo Cancer Center, São Paulo, SP
Coordenador: Luiz Paulo Kowalski
Fernando Augusto Soares
Dirce Carraro
Maria Izabel Waddington Achatz
Fabio de Oliveira Ferreira
Ademar Lopes
Eduardo Abrantes
Eduardo Nobrega Pereira Lima
Antonio Hugo Marques Campos
Diogo Patrão
Alex Fiorini
Erika Maria Monteiro Santos
José Vassalo
Samuel Aguiar Junior
Carla Rosenberg
Silvia Regina Rogatto
Ana Krepischi
Benedito Mauro Rossi
Emmanuel Dias-Neto
Diana Noronha Nunes
Maria do Socorro Maciel
Helena P Brentani
Francisco Fonseca
Gustavo C. Guimarães
Vilma Regina Martins
Marcelo Fanelli

Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
Vice-coordenador: Sergio Verjovsky
Eduardo Moraes Reis
Aline Silva

Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, SP
Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre

Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN), SP
Eliana Bortoleti de Araujo
Jair Mengatti

Hospital de Câncer de Barretos, Barretos, SP
André Lopes Carvalho
Edmundo Mauad
Luciano Souza Viana
Marcos Duarte de Mattos

Hospital Amaral Carvalho, Jaú, SP
José Roberto Fígaro Caldeira

Faculdade de Medicina, UNESP- Botucatu, SP
Silvia Regina Rogatto
Rogério Hossne Saad
Maria Aparecida Custódio Domingues
Alexandre Bakonyi

Hospital do Câncer - Instituto do Câncer do Ceará, Fortaleza, CE
Marcos Veníceo
Sérgio Joaçaba
Rosane Santana
Renato Pierre

Universidade Estadual de Londrina, Lodrina, PR
Ilce Mara de Syllos Cólus

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
Nalvo Franco de Almeida Jr

Comitê Gestor

Prof. Dr. André Lopes Carvalho
F.PioXII - Barretos

Profa. Dra. Silvia Regina Rogatto
UNESP-Botucatu/CIPE - A.C.Camargo Cancer Center

Prof. Dr. Fernando Augusto Soares
CIPE - A.C.Camargo Cancer Center

Dra. Dirce Maria Carraro
CIPE - A.C.Camargo Cancer Center

Colaborações Internacionais

MD Anderson Cancer Center, Houston, USA
Renata Pasqualini
Wadih Arap
Miguel A Rodriguez-Bigas
Patrick M Lynch
Juri Gelovani

International Agency for Research on Cancer, Lyon, França
Pierre Hainaut

McGill University, Montreal, Canada
Eduardo Franco

University of Heidelberg, Heidelberg, Alemanha
Magnus von Doeberitz

Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, NY, USA
Jose G Guilem

Virginia Bioinformatics Institute, Virginia, USA
João C. Setubal

Grupo Colaborativo Uruguayo - Investigation de Afecciones Oncológicas Hereditárias, Montevideo, Uruguay
Carlos Sarroca

Hospital Italiano, Buenos Aires, Argentina
Carlos Alberto Vaccaro

Instituto Nacional de Enfermedades Neoplasicas, Peru
Abelardo Arias Velásques

Os projetos de pesquisa são divididos em científicos e educacionais.

Científicos

Os projetos científicos são divididos em três áreas: epidemiologia e biologia do tumor, ensaios clínicos, recrutamento e acompanhamento de pacientes.

MÓDULO A: Epidemiologia e Biologia do tumor
Criar, à partir de recrutamento e cadastro organizado, um banco de dados de pacientes com histórico de câncer hereditário ou de agregação familiar e, obter amostras destes pacientes para a realização de ensaios moleculares;
Investigar alterações germinativas no DNA (número de cópias de sequências de DNA) no câncer familial, como um modelo de menor complexidade e heterogeneidade do que os tumores;
Pesquisar alterações genômicas para identificar novos genes envolvidos na etiologia de cânceres hereditários e, quando possível, comparar os dados epidemiológicos e moleculares dos centros brasileiros e latino-americanos;
Estender estes achados pela metodologia de sequenciamento em larga-escala em tumores familiais e esporádicos;
Determinar o perfil de expressão gênica diferencial de tumores de mama e próstata e correlacioná-los com parâmetros clínicos e como potencial metastático, entre outras análises;

MÓDULO B: Ensaios Clínicos
Analisar potencial de substância mais eficaz para análise de imagem por PET-CT em pacientes com tumores de mama e próstata;
Identificar marcadores de resposta a quimioterapia neoadjuvante no câncer de cabeça e pescoço;

MÓDULO C: Recrutamento e Acompanhamento de Pacientes
Estabelecer protocolos de pesquisa, recrutar e acompanhar indivíduos com alto risco de câncer hereditário;
Coletar e gerenciar banco de dados epidemiológicos;

Educacionais

Como uma proposta para estabelecer a interface entre a pesquisa básica e aplicações clínicas, este projeto envolve ações de educação e treinamento de pessoal. O objetivo é envolver as instituições participantes no desenvolvimento e aplicação de cursos de extensão.

A primeira ação delimitada para atingir tais objetivos foi a criação da disciplina de oncogenética clínica, na pós-graduação stricto sensu do A.C.Camargo Cancer Center, e da disciplina de oncogenômica, na pós-graduação da Bioquímica do IQ-USP.

Foi implementada uma disciplina de Oncogenética no curso senso latu de especialização em Enfermagem Oncológica. Em novembro de 2009 teve início o curso de Enfermagem em Oncogenética ministrado no ambiente de Ensino a Distância do A.C.Camargo.

Para fomentar a transferência de conhecimentos entre os institutos participantes, a equipe do A.C.Camargo e parceiros nacionais e internacionais devem ministrar cursos de extensão para profissionais da saúde.

As ações de difusão visam estabelecer mecanismos de divulgação das pesquisas realizadas pelo grupo, e seus benefícios para a sociedade, por meio do estabelecimento de programas de informação sobre cânceres hereditários.

Exposição "Câncer: conhecer para prevenir" 2013

Biologia molecular, diferenças entre tumor benigno e maligno, os riscos das síndromes hereditárias, como evitar fatores de risco e outras questões relacionadas ao câncer fazem parte do vocabulário diário de cientistas e médicos, mas nem sempre são compreendidas com clareza pela população. Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o projeto INCiTO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica - liderado pelo A.C.Camargo Cancer Center, com o apoio da FAPESP e do CNPq, apresenta a exposição Câncer: Conhecer para Prevenir em cinco populosas cidades do interior de São Paulo.

O trabalho, itinerante, começa a caminhada em Piracicaba, que abrigará os 22 painéis que compõem a exposição, em uma data especial: 29 de agosto (Dia Nacional de Combate ao Fumo) e segue até dia 25 de setembro, na Rua do Porto. Na sequência, os painéis poderão ser vistos no Parque Portugal - Lagoa do Taquaral, em Campinas (26 de setembro a 23 de outubro), no Terminal Rodoviário Intermunicipal, em São José dos Campos (8 de outubro a 4 de novembro), na Orla, em Santos (de 27 de novembro - quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer - a 15 de janeiro de 2014), e na Fazenda Experimental Lageado, no campus da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, em Botucatu (de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2014).

Para a abertura da exposição em cada município estão sendo programados eventos de abertura, com bate-papo entre a população e profissionais especializados em oncologia, com o envolvimento de alunos de mestrado e/ou doutorado do A.C.Camargo Cancer Center. Na ocasião, a comunidade local terá a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas com a doença. "Essas ações refletem nossa missão de difundir o conhecimento científico de forma clara e objetiva para estas comunidades, ressaltando junto a elas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer", destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCITO.

Os painéis apresentam de forma lúdica e educativa como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

SERVIÇO
Câncer: Conhecer para Prevenir

Realização: INCiTO - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica - A.C.Camargo Cancer Center
Programação: Piracicaba (29 de agosto a 25 de setembro), Campinas (26 de setembro a 23 de outubro), São José dos Campos (24 de outubro a 26 de novembro), Santos (de 27 de novembro a 15 de janeiro de 2014) e Botucatu (de 16 de janeiro a 17 de fevereiro).

Encontro reúne 25 INCTs em São Paulo

Em uma iniciativa do INCITO - INCT em Oncogenômica - foi realizado no último dia 19 de abril, nas dependências do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, um encontro que reuniu coordenadores e representantes de 25 INCTs de várias regiões do país. O evento cumpriu uma das demandas do CNPq de atuação em rede, e aproximou centros de pesquisa de diferentes áreas para colaborações futuras.

Na ocasião, cada representante de INCT apresentou os principais resultados de seu projeto mostrando, claramente, as contribuições local, regional, nacional e internacional do incentivo no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação de sua área de atuação, na formação de recursos humanos, na qualidade da produção e educação científica e na difusão de conhecimento para a população em geral.

Os coordenadores e representantes conversaram, ainda, sobre a importância da atuação em rede dos INCTs para o incremento de ações políticas de C&T&I e para elevar a quantidade e a qualidade da produção científica e tecnológica brasileira. Nesse sentido, ficou clara a importância de aproveitar a experiência prévia adquirida nos últimos cinco anos, dando continuidade aos INCTs; intenção declarada pelo ministro Marco Antônio Raupp na cerimônia de encerramento do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em 24 de maio, em São Paulo.

Além da oportunidade de conhecer os trabalhos de outros grupos, os participantes reiteraram a importância do encontro para identificar necessidades e dificuldades compartilhadas pelos centros. Como resultado, foi proposto envolver em um esforço comum CNPq, FAPs, Capes, Congresso Nacional, MCTI e MEC as seguintes iniciativas:

DEMANDAS GERAIS IDENTIFICADAS NO ENCONTRO

- Continuidade dos INCTs;
- Avaliação da formação de recursos humanos; com replicação de modelos apresentados no Encontro;
- Discussão sobre burocracias relacionadas a importação de equipamentos e reagentes;
- Desenvolvimento de plataforma comum para interagir em rede na definição de agenda e no desenvolvimento de workshop para discutir a ampliação das ações de educação, comunicação e divulgação científica entre os INCTs.

INCTs participantes

Doenças Negligenciadas/RJ Fármacos e Medicamentos/RJ Brasil Plural/SC e AM
Doenças do Papilomavirus HPV/SP Hormônios e Saúde da Mulher/RS Avaliação de Tecnologias em Saúde/RS
Investigação em Imunologia/SP Biologia Estrutural e Bioimagem/RJ Bioanalítica/SP
Controle do Câncer/RJ Medicina Molecular/MG Fotônica Aplicada a Biologia Celular/SP
Inovação Farmacêutica/PE Medicina Assistida por Computação Científica/RJ do Sangue/SP
Nanotecnologia para Marcadores Integrados/PE Diagnósticos para a Saúde Pública/PR Análise Integrada do Risco Ambiental/SP
Nanobiotecnologia/DF Genética Médica Populacional/RS Células-Tronco e Terapia Celular/SP
Nanobiofarmacêutica/MG Comportamento, Cognição e Ensino/SP Neurociência Translacional/SP
Incito mosaico

A.C.Camargo inaugura Centro Internacional de Pesquisa e Ensino

Determinado a dar maior projeção internacional à pesquisa oncológica feita no Brasil e trazer mais qualidade à ciência no país, o Hospital A.C.Camargo inaugura em 5 de agosto uma nova sede para o seu Centro Internacional de Pesquisa e Ensino (CIPE), que vai abrigar e centralizar toda a produção científica e de ensino da instituição, líder no país segundo avaliação do Ministério da Educação / CAPES em toda esta década.

Com 4 mil m², o novo CIPE tem infra-estrutura e tecnologia só comparáveis às de centros internacionais e será inaugurado pelo cientista alemão Harald zur Hausen - que em 2008 recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por identificar a relação do papilomavírus (HPV) com tumores como o de colo do útero, o segundo mais frequente em mulheres no Brasil.

O cientista Ricardo Brentani, presidente da Fundação Antônio Prudente, mantenedora do Hospital A.C.Camargo, afirma que o novo CIPE coloca a pesquisa em câncer em condições privilegiadas. "Não temos no Brasil uma infra-estrutura compatível com esta. Adquirimos equipamentos únicos no país, como o sequenciador que pode realizar genomas completos de um ser humano em menos de uma semana, e temos algumas das melhores cabeças da ciência oncológica reunidas num mesmo ambiente", diz.

Brentani ressalta que o desenvolvimento científico reflete em benefícios diretos ao paciente, um diferencial do hospital e também de suas linhas de ensino e pesquisa. "Sete entre dez de nossos pesquisadores integram o corpo clínico do A.C.Camargo, o que significa que seu conhecimento reflete na prática médica. O trabalho desses cientistas retorna para o paciente na forma de um tratamento mais eficaz", afirma.

Exposição "Câncer: conhecer para prevenir" 2010/2011

Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o INCITO A.C.Camargo leva aos parques da cidade a exposição "Câncer: Conhecer para Prevenir". Com vinte e dois painéis que apresentam o câncer unindo conceitos lúdicos e didáticos, a mostra conta com dois novos painéis: sobre síndromes hereditárias e a importância do banco de tumores.

A programação itinerante começou no dia 30 de maio - em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco (31), no Parque Ibirapuera. Já passou pelo Parque da Aclimação, do Carmo e Trianon; e agora poderá ser vista nos parques do Povo, no Itaim Bibi (3 de setembro a 7 de outubro); Vila do Rodeio, em Cidade Tiradentes (8 de outubro a 4 de novembro); da Independência, no Ipiranga (5 de novembro a 2 de dezembro); do Guarapiranga, no extremo Sul da capital (3 de dezembro de 2010 a 10 de janeiro de 2011); e o Vila Prudente, na zona Leste (10 de janeiro a 7 de fevereiro).

Os painéis abordam a prevenção do câncer com ênfase nos sintomas e fatores de risco para os tipos mais comuns na população brasileira: mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que é possível prevenir o câncer com a prática de um estilo de vida que inclua: alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes) e a realização de exercícios físicos, aliado a prevenção de fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, a exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

"A exposição reflete nosso compromisso de fazer difusão científica, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer por meio de práticas que podem ser adotadas por toda a população", afirma Dirce Maria Carraro, Pesquisadora e coordenadora de transferência tecnológica e difusão do Cepid/A.C.Camargo.

O projeto, que é financiado pelo INCITO/FAPESP tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Incito noticia

Programação

Parque Tenente Siqueira Campos - Trianon - até 2 de setembro
Endereço: Avenida Paulista, altura do nº1700 - Cerqueira Cesar

Parque do Povo - de 3 de setembro a 7 de outubro
Endereço: Avenida Henrique Chamma, 590 - Itaim Bibi

Parque Vila do Rodeio - de 8 de outubro a 4 de novembro
Endereço: Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes

Parque da Independência de 5 de novembro a 2 de dezembro
Endereço: Av. Nazareth s/n - Ipiranga

Parque do Guarapiranga - de 3 de dezembro de 2010 a 10 de janeiro de 2011
Endereço: Estrada de Guarapiranga, 575 - Guarapiranga

Parque Lydia Natalizio Diogo - Vila Prudente - de 10 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011
Endereço: Rua João Pedro Lecor s/n, ao lado do SENAI - Vila Prudente