Cientistas e Pesquisadores

Centro Internacional de Pesquisa (CIPE)
Centro Internacional de Pesquisa (CIPE)

O Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C. Camargo Cancer Center possui infraestrutura e laboratórios modernos, plataformas tecnológicas e serviços de apoio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica, básica e translacional. Integrados ao CIPE estão o Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador, o Centro de Apoio à Pesquisa Clínica, o Registro Hospitalar de Câncer, a equipe de enfermeiras de pesquisa, as Core Facilities e os serviços de consultoria estatística e gestão de bancos de dados. Neste completo sistema de apoio institucional à pesquisa trabalham 62 profissionais.

O Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) presta serviço administrativo aos pesquisadores e mantêm interlocução com outras áreas de suporte da Instituição, como os departamentos financeiro, compras e jurídico. O laboratório de Informática Médica, ligado ao departamento de Tecnologia da Informação, coloca ao dispor dos pesquisadores recursos tecnológicos e um data center, recentemente inaugurado, para o desenvolvimento e manutenção de software especializado, que permitem o gerenciamento de projetos e de base de dados da pesquisa, análise e visualização de dados clínicos e moleculares. Alguns softwares foram desenvolvidos internamente pelo próprio laboratório de Informática Médica, como por exemplo o H2TC, um sistema integrado de registros médicos com foco em pesquisa; o Recruit, que facilita a identificação dos pacientes por critérios clínicos; e o acProjects, para o acompanhamento do fluxo de submissão dos projetos de pesquisa. Todos os projetos passam pela avaliação do Comitê de Ética para a Pesquisa (CEP).

Plataformas Tecnológicas e Serviços da Pesquisa:

As plataforma tecnológicas e serviços da pesquisa são formados por laboratórios de apoio (core facilities) e equipes especializadas no apoio técnico para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Atualmente, o A.C. Camargo Cancer Center conta com sete core facilities (Biotério, Cultura de células, Bioinformática, Sequenciamento genômico, Citometria de Fluxo, Biobanco e Histologia & Imunohistoquímica), serviços de consultoria em estatística, consultoria para criação de base de dados, serviço de apoio da equipe das enfermeiras de pesquisa e ainda o acesso aos recursos do Registro Hospitalar de Câncer.