O Cancer Center

Modelo Integrado: assistência, pesquisa e ensino

O Cancer Center é uma importante evolução no combate ao câncer, uma abordagem integrada que vai muito além do tratamento: inclui as áreas de pesquisa, a participação em estudos globais, o ensino de ponta na formação de especialistas, as iniciativas de prevenção da doença. 
Ao chegar ao A.C.Camargo com suspeita de câncer, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar e realiza exames de alta precisão para o diagnóstico preciso e o estadiamento da doença, fundamentais para a conduta terapêutica personalizada. 
São médicos e profissionais de saúde focados no tipo de câncer, de acordo com seu grau de complexidade, para melhores resultados clínicos. Cada paciente é único e, dependendo do caso, são realizadas cirurgias, procedimentos e tratamentos ambulatoriais, alguns que requerem internação, outros não. 
A prática assistencial está embasada em evidência científica. O Ensino habilita centenas de novos especialistas, mestres e doutores a cada ano. A formação é centrada no aluno a partir da integração ensino – pós-graduação – treinamento em serviço – aprendizagem prática. É o resultado da atuação de um corpo docente altamente qualificado em câncer e da conexão entre as atividades assistenciais e de educação e capacitação de profissionais da área da saúde. 
A Pesquisa amplia as fronteiras do conhecimento sobre o câncer. Investimos em pesquisa molecular, genética, genômica e imunológica para maior entendimento dos mecanismos da doença. A aplicação do conhecimento molecular da doença contribui para a medicina de precisão na abordagem terapêutica. Os casos são discutidos pelas equipes considerando as características específicas dos pacientes e dos tipos de tumores e a avaliação da eficácia de tratamentos inovadores – medicamentos, tecnologias e biomarcadores – para cada um. E fecha-se o ciclo do Cancer Center: da prática clínica surgem ideias para novas pesquisas hoje que serão os tratamentos de amanhã. 

 

Modelo Integrado